quinta-feira, 9 de outubro de 2014

DIY: Carteira Mágica

Acho que não levo jeito para fazer tutorial de artesanatos, eu sempre me empolgo enquanto estou fazendo e esqueço de fotografar alguns passos. O "tutorial" de hoje é da carteira mágica, aquela em que o dinheiro passa de um lado para o outro de uma forma bem legal.


Quando eu era criança, tinha (e acho que ainda tem) um livro da década de 70 em casa chamado Magirama, era um livro da Disney com truques basiquinhos de mágica e umas coisas bem aleatórias, como determinar personalidade por signos, formato da mão e outras coisas nada a ver assim.

O lendário Magirama!
Lembro que um dos truques desse livro era "A Carta Pulante", que na verdade era o truque feito com o que hoje conhecemos como Carteira Mágica, assim uma carta de baralho pulava de um lado para o outro "misteriosamente". Tenho visto muita gente usando esse tipo de carteira, é prática e dá pra colocar só o necessário. Tentarei explicar como fazer uma:


Materiais:
Papelão
Cartolina
Retalhos de Tecido
Elástico
Cola Quente
Lápis
Régua
Tesoura                                                                                                                                           


A primeira coisa a fazer é determinar o tamanho da sua carteira. Eu fiz em dois tamanhos, uma que caiba o RG e oura para a CNH, fiz meio centímetro maior do que esses documentos. Depois disso é só riscar e cortar os retângulos nas medidas que escolheu tanto no papelão como na cartolina. O papelão será a parte de fora e a cartolina a parte de dentro.




Depois você deve encapar esses retângulos, aí use a criatividade. Eu fiz liso por dentro (cartolina) e estampado por fora (papelão). Fixei com cola quente, mas caso prefira pode usar outro tipo de cola nessa parte também. Não tem problema que o acabamento fique feio na parte de trás, ela vai sumir mesmo na hora de montar a carteira, mas o outro lado deve estar bonitinho.


Agora vem a parte chata do processo, que é montar a carteira. Coloque uma cartolina encapada com a parte bonitinha para cima, corte quatro pedaços de elástico e faça o padrão ao lado, que é um X no centro e linhas paralelas à borda da cartolina nas extremidades do X. Coloque o outro pedaço de cartolina em cima, com a parte bonitinha para baixo


Para colar você fará o seguinte: De um lado da cartolina cole os elásticos paralelos em uma margem os elásticos em X na outra. Vire a carteira de forma que a cartolina com elásticos colados fique para baixo. Repita o processo acima. Acho que explicando assim fica bem difícil entender e eu nem curto muito gravar vídeos, então colocarei um que encontrei, está em espanhol mas dá para entender bem e acompanhar o que ela está fazendo. A parte da colagem dos elásticos começa aos 4min.

Feito isso, teste para ver se está funcionando certinho, e cole as partes externas.


Pronto, tá feita a carteira mágica! Se você tiver paciência, dá para fazer variações e colocar bolsinhos extras na carteira, para guardar cartões, etc. Só tenho usado ela para sair, assim só levo o necessário, muito útil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário