quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Um par de lentes para duas armações.

No meu post de Xing Ling, eu mostrei as armações que comprei no Aliexpress e que achei gigantes na minha cara, isso que eu sou super cabeçuda e com cara de bolacha, fico imaginando como deve ficar em quem tem um tamanho normal. Apesar de não gostar delas com a lente incolor, imaginei que deveriam ficar sucesso com lente escura, e foi o que fiz! Fui em uma ótica e mandei fazer lentes escuras com meu grau. Mas mandei fazer somente um par, se as duas armações são iguais, não tem necessidade alguma de mandar fazer um par de lente para cada! 


Como eu trabalhei em ótica durante algum tempo, vou ensinar aqui como é que faz para trocar as lentes, sem estragar os óculos. Para isso você vai precisar dos óculos com as lentes e um secador de cabelo sem aquela parte que "afunila" o ar.



Com o ar quente do secador, você vai esquentar a armação, mas cuidado: não direcione o ar para as lentes, somente na armação mesmo! Faça isso rapidamente em toda a armação até ela ficar quentinha, só não grude o secador na armação para não ter o perigo de o calor danificar o verniz, uns 5 centímetros de distância está ótimo. Feito isso a armação fica um pouquinho mais mole e é só empurrar a lente dela. 



Usando as duas mãos, uma firmando a ponte (a parte que fica em cima do nariz) e outra na borda da armação, empurre a lente de dentro para fora, se ainda sentir muita resistência, esquente mais a armação, aplicar muita força pode trincar a borda da lente e ninguém quer isso. 


Agora vem a hora de colocar a lente na outra armação, e colocar é bem mais difícil do que tirar. Então esquente a armação com vontade, e encaixe as lentes, começando pela parte da borda, encaixando em toda a canaleta e indo em direção à ponte. Se sentir que está muito difícil, esquente mais a armação nas partes que faltam para encaixar. É importante não entortar a lente na hora de encaixá-la.


Pronto, estão trocadas! Agora eu tenho um outro óculos de sol, com qualidade de ótica para não danificar meus olhos e economizando dinheiro! Para terem ideia, gastei R$60,00 no meu par de lentes, pois sou meio cega e meu grau é bem alto. Caso o óculos que tenha comprado seja de metal, é mais fácil ainda, é só soltar o parafuso que prende a lente com a ponta de uma faquinha ou uma chave de fenda pequena, trocar e apertar novamente.





Essa combinação vale para quantas armações de mesmo modelo você quiser comprar, para lente escura ou lente incolor. O importante é economizar dinheiro sem perder qualidade, as lentes devem ser feitas em uma ótica, com filtro UV. Muitas das armações que compramos em óticas são made in China, chegando a custar muitas vezes até 50 vezes o seu valor de custo e não estou desvalorizando o trabalho das óticas não. O lucro deles vem praticamente das armações e é caro manter uma loja com um montador de óculos e todos os impostos, mas tem algumas que exageram muito no preço né? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário