sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Gordice: Nozes Praliné

Eu tenho um sério problema na vida que é alergia a amendoim. Minha vida não tem paçoquita, nem pé-de-moleque, nem o pavê de amendoim da minha Tonica, nem torrone e muito menos amendoim praliné. Quando eu era criança até comia coisas com amendoim, mas com o tempo minha alergia piorou e hoje evito ao máximo. Comer coisas com traço de amendoim como um chocolate qualquer não me causa problema, mas comer uma paçoca inteira pode me dar uns revertérios, coceiras e falta de ar.


Felizmente não tenho problema com outras oleaginosas e posso me virar com as outras, e foi assim que me virei. Fazendo nozes praliné ao invés de amendoim. Essa época sempre acaba sobrando um pouquinho de nozes em casa, aí rola fazer.


Ingredientes:
1 xícara (chá) de nozes sem casca cortadas ao meio
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água
1 colher (café) de fermento em pó
opcional: 1 colher (sopa) de chocolate em pó



Coloque a água, o açúcar, e as nozes em uma panela que não seja muito baixa e leve ao fogo até começar a ferver. Se for utilizar o chocolate em pó, adicione ele à mistura também.



Quando começar a ferver como na imagem acima, adicione o fermento, não se assuste, surgirá um monte de espuma. Mexa rapidamente até a espuma desaparecer. Nesse momento começará a formar uma espécie de caramelo, não pare de mexer. A mistura toda começará a secar e formará a casquinha ao redor das nozes. Quando secar desligue o fogo e espere esfriar bem, estará quente demais para comer. 







Pronto! Se eu soubesse que era algo tão ridículo de se fazer, eu não teria passado vontade de praliné por tantos anos. Pode substituir as nozes por qualquer outra castanha do seu gosto. Agora eu preciso aprender a fazer o pavê da minha tia e paçoca de nozes! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário